SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27El protagonismo del maestro en tiempos de pandemiaFormación continua de profesores en tiempos pandémicos: el caso del Proyeto MAIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Escola, ensino e os processos de aprendizagem em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39015.  Epub 15-Oct-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139015.

O artigo discute possíveis heranças da relação entre pandemia e ensino remoto para o trabalho pedagógico escolar, especialmente para a rede pública. Com base em um estudo teórico-bibliográfico sobre as condições estruturais que compuseram as decisões didático-metodológicas para a realização das chamadas atividades pedagógicas não presenciais, discute-se a existência de uma tendência generalizada de simplificação dos processos de ensino e de aprendizagem e de automatização do trabalho do professor. Argumenta-se que parte das ações de resistência a esse projeto educacional está na formulação coletiva de posições sobre escola, ensino, aula e aprendizagem.

Palabras clave : Organização da ação pedagógica; Educação Básica; Ensino remoto; Covid-19; Política da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )