SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Protagonismo docente em tempos de pandemiaFormação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Escola, ensino e os processos de aprendizagem em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39015.  Epub 15-Out-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139015.

O artigo discute possíveis heranças da relação entre pandemia e ensino remoto para o trabalho pedagógico escolar, especialmente para a rede pública. Com base em um estudo teórico-bibliográfico sobre as condições estruturais que compuseram as decisões didático-metodológicas para a realização das chamadas atividades pedagógicas não presenciais, discute-se a existência de uma tendência generalizada de simplificação dos processos de ensino e de aprendizagem e de automatização do trabalho do professor. Argumenta-se que parte das ações de resistência a esse projeto educacional está na formulação coletiva de posições sobre escola, ensino, aula e aprendizagem.

Palavras-chave : Organização da ação pedagógica; Educação Básica; Ensino remoto; Covid-19; Política da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )