SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Formación continua de profesores en tiempos pandémicos: el caso del Proyeto MAIAMetodologías activas y autorregulación del aprendizaje: reflexiones en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Fabiano; MARQUES, Hellen Jaqueline  y  MOURA, Maria Aparecida Dias de. Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores?. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39019.  Epub 28-Oct-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139019.

O artigo tem como objetivo identificar e analisar o papel da avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto na visão dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (MS) no contexto da pandemia de covid-19. Os resultados obtidos por meio de formulário eletrônico enviado para os 410 professores atuantes nessa etapa indicaram que os docentes defendem uma perspectiva formativa e diagnóstica, porém as práticas de avaliação são contraditórias. A avaliação, que tem assumido um papel burocrático, mostra-se ineficaz para os professores e com empobrecimento dos processos de formação humana, pois não possibilita a apropriação crítica e consciente dos saberes sistematizados.

Palabras clave : Avaliação da aprendizagem; Ensino remoto; Política Educacional; Educação Escolar Básica; Critérios da Avaliação Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )