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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SANTOS, Fabiano; MARQUES, Hellen Jaqueline  e  MOURA, Maria Aparecida Dias de. Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores?. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39019.  Epub 28-Out-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139019.

O artigo tem como objetivo identificar e analisar o papel da avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto na visão dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (MS) no contexto da pandemia de covid-19. Os resultados obtidos por meio de formulário eletrônico enviado para os 410 professores atuantes nessa etapa indicaram que os docentes defendem uma perspectiva formativa e diagnóstica, porém as práticas de avaliação são contraditórias. A avaliação, que tem assumido um papel burocrático, mostra-se ineficaz para os professores e com empobrecimento dos processos de formação humana, pois não possibilita a apropriação crítica e consciente dos saberes sistematizados.

Palavras-chave : Avaliação da aprendizagem; Ensino remoto; Política Educacional; Educação Escolar Básica; Critérios da Avaliação Escolar.

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