SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Assessment of learning and remote teaching: what do teachers say?Internship in early childhood education during the coronavirus pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

VERSUTI, Fabiana Maris; MULLE, Rafael Lima Dalle; PADOVAN-NETO, Fernando Eduardo  and  INCROCCI, Roberta Monteiro. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39024.  Epub Nov 03, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139024.

Este trabalho é um estudo de natureza descritiva e objetivou identificar relações entre práticas de ensino pautadas nas metodologias ativas e o processo da autorregulação da aprendizagem em duas disciplinas distintas do curso de Psicologia de uma universidade pública brasileira. As disciplinas contaram com monitoria e adotaram o modelo da sala de aula invertida. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram estratégias para monitorar e regular comportamentos de estudo. Essas evidências sugerem que práticas de ensino que favorecem a autorregulação da aprendizagem são efetivas para o enfrentamento das dificuldades vividas no ensino remoto emergencial.

Keywords : Práticas de ensino; Ensino superior; Metodologias ativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )