SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Evaluación del aprendizaje y educación remota: ¿qué dicen los profesores?Práctica en educación infantil durante la pandemia del coronavirus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VERSUTI, Fabiana Maris; MULLE, Rafael Lima Dalle; PADOVAN-NETO, Fernando Eduardo  y  INCROCCI, Roberta Monteiro. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39024.  Epub 03-Nov-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139024.

Este trabalho é um estudo de natureza descritiva e objetivou identificar relações entre práticas de ensino pautadas nas metodologias ativas e o processo da autorregulação da aprendizagem em duas disciplinas distintas do curso de Psicologia de uma universidade pública brasileira. As disciplinas contaram com monitoria e adotaram o modelo da sala de aula invertida. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram estratégias para monitorar e regular comportamentos de estudo. Essas evidências sugerem que práticas de ensino que favorecem a autorregulação da aprendizagem são efetivas para o enfrentamento das dificuldades vividas no ensino remoto emergencial.

Palabras clave : Práticas de ensino; Ensino superior; Metodologias ativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )