SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores?O estágio em educação infantil em meio a pandemia do coronavírus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VERSUTI, Fabiana Maris; MULLE, Rafael Lima Dalle; PADOVAN-NETO, Fernando Eduardo  e  INCROCCI, Roberta Monteiro. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39024.  Epub 03-Nov-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139024.

Este trabalho é um estudo de natureza descritiva e objetivou identificar relações entre práticas de ensino pautadas nas metodologias ativas e o processo da autorregulação da aprendizagem em duas disciplinas distintas do curso de Psicologia de uma universidade pública brasileira. As disciplinas contaram com monitoria e adotaram o modelo da sala de aula invertida. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram estratégias para monitorar e regular comportamentos de estudo. Essas evidências sugerem que práticas de ensino que favorecem a autorregulação da aprendizagem são efetivas para o enfrentamento das dificuldades vividas no ensino remoto emergencial.

Palavras-chave : Práticas de ensino; Ensino superior; Metodologias ativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )