SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Internship in early childhood education during the coronavirus pandemicDevelopment of critical consciousness in teacher initial education during the pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

DIEZ-GUTIERREZ, Enrique-Javier. Gestão neotecnológica da educação em tempos de pandemia covid-19. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38813.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138813.

A exclusão digital durante o confinamento pela covid-19 tem sido utilizada pela GAFAM para expandir suas plataformas tecnológicas no mundo educacional. Eles fizeram isso espalhando uma história de inovação digital que tem pouco a ver com a realidade. Em vez disso, tem a ver com o controle das últimas fronteiras do capitalismo: nossa informação na forma de dados, que é vendida para prever o comportamento. Somos o negócio: extrair informação para fazer da escola uma fábrica de dados e informação comercializável sobre clientes atuais e futuros. Um bem comum, a soberania digital, está sendo colocado sob o controle da Big Tech, proprietários neo-feudais do capitalismo digital.

Keywords : Educação online; Solucionismo tecnopedagógico; Gestão neotecnológica; Capitalismo digital; Pandemia da covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )