SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Práctica en educación infantil durante la pandemia del coronavirusDesarrollo de la conciencia crítica en la formación inicial del profesorado durante la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DIEZ-GUTIERREZ, Enrique-Javier. Gestão neotecnológica da educação em tempos de pandemia covid-19. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38813.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138813.

A exclusão digital durante o confinamento pela covid-19 tem sido utilizada pela GAFAM para expandir suas plataformas tecnológicas no mundo educacional. Eles fizeram isso espalhando uma história de inovação digital que tem pouco a ver com a realidade. Em vez disso, tem a ver com o controle das últimas fronteiras do capitalismo: nossa informação na forma de dados, que é vendida para prever o comportamento. Somos o negócio: extrair informação para fazer da escola uma fábrica de dados e informação comercializável sobre clientes atuais e futuros. Um bem comum, a soberania digital, está sendo colocado sob o controle da Big Tech, proprietários neo-feudais do capitalismo digital.

Palabras clave : Educação online; Solucionismo tecnopedagógico; Gestão neotecnológica; Capitalismo digital; Pandemia da covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )