SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O estágio em educação infantil em meio a pandemia do coronavírusDesenvolvimento da consciência crítica na formação inicial de professores durante a pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DIEZ-GUTIERREZ, Enrique-Javier. Gestão neotecnológica da educação em tempos de pandemia covid-19. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38813.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202138813.

A exclusão digital durante o confinamento pela covid-19 tem sido utilizada pela GAFAM para expandir suas plataformas tecnológicas no mundo educacional. Eles fizeram isso espalhando uma história de inovação digital que tem pouco a ver com a realidade. Em vez disso, tem a ver com o controle das últimas fronteiras do capitalismo: nossa informação na forma de dados, que é vendida para prever o comportamento. Somos o negócio: extrair informação para fazer da escola uma fábrica de dados e informação comercializável sobre clientes atuais e futuros. Um bem comum, a soberania digital, está sendo colocado sob o controle da Big Tech, proprietários neo-feudais do capitalismo digital.

Palavras-chave : Educação online; Solucionismo tecnopedagógico; Gestão neotecnológica; Capitalismo digital; Pandemia da covid-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )