SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Gestión neotecnológica de la educación en tiempos de pandemia covid-19Gestión y evaluación educativa en el contexto de la pandemia covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DAMIAO, Maria Helena  y  NASCIMENTO, Maria Augusta. Desenvolvimento da consciência crítica na formação inicial de professores durante a pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39241.  Epub 20-Dic-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139241.

Apresenta-se um módulo de formação inicial de professores cujo objetivo é desenvolver a consciência crítica como marca da profissionalidade docente. Para tanto, solicita-se aos estudantes uma reflexão sobre concepções vigentes de educação, num exercício que inclui três passos: explicitação, argumentação e comunicação. Devido à pandemia, o módulo sofreu adaptações para poder ser realizado a distância. Ainda que revelando benefícios, já antes identificados, foram notadas limitações que se prenderam, sobretudo, com a falta de dinâmicas de interação direta.

Palabras clave : Consciência crítica; Concepções de educação; Formação inicial docente; Pandemia covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )