SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Gestão neotecnológica da educação em tempos de pandemia covid-19Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DAMIAO, Maria Helena  e  NASCIMENTO, Maria Augusta. Desenvolvimento da consciência crítica na formação inicial de professores durante a pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39241.  Epub 20-Dez-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139241.

Apresenta-se um módulo de formação inicial de professores cujo objetivo é desenvolver a consciência crítica como marca da profissionalidade docente. Para tanto, solicita-se aos estudantes uma reflexão sobre concepções vigentes de educação, num exercício que inclui três passos: explicitação, argumentação e comunicação. Devido à pandemia, o módulo sofreu adaptações para poder ser realizado a distância. Ainda que revelando benefícios, já antes identificados, foram notadas limitações que se prenderam, sobretudo, com a falta de dinâmicas de interação direta.

Palavras-chave : Consciência crítica; Concepções de educação; Formação inicial docente; Pandemia covid-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )