SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Epistemological reflections on university extension: contributions to the dialogue of knowledgePoststructuralisms and education: conditions for the conceptual production of a field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ALVES FILHO, Marcos Antonio  and  ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Entre lógica instrumental e determinista: perspectivas teóricas nas pesquisas sobre o PROUCA. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41241.  Epub Jan 25, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241241.

Objetivamos compreender quais são as perspectivas teóricas que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre o uso do laptop distribuído pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2005 e 2019, constituímos nosso corpus de investigação. Foram encontradas 31 dissertações e 11 teses. Os dados desta pesquisa demonstram que a base pedagógica predominante é o construcionismo e que há, em sua maioria, a dicotomia na relação entre ensino e aprendizagem.

Keywords : Tecnologia; Inclusão digital; Escola pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )