SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reflexiones epistemológicas sobre la extensión universitaria: aportes al diálogo de saberesPostestructuralismos y educación: condiciones para la producción conceptual de um campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALVES FILHO, Marcos Antonio  y  ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Entre lógica instrumental e determinista: perspectivas teóricas nas pesquisas sobre o PROUCA. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41241.  Epub 25-Ene-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241241.

Objetivamos compreender quais são as perspectivas teóricas que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre o uso do laptop distribuído pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2005 e 2019, constituímos nosso corpus de investigação. Foram encontradas 31 dissertações e 11 teses. Os dados desta pesquisa demonstram que a base pedagógica predominante é o construcionismo e que há, em sua maioria, a dicotomia na relação entre ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Tecnologia; Inclusão digital; Escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )