SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Between instrumental and deterministic logic: theoretical perspectives in research on PROUCAFederal Institutes: desire to be university or subjected to the university? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FERREIRA, Déborah Cristina Barbosa  and  ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Pós-estruturalismos e educação: condições de produção conceitual de um campo. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40530.  Epub Feb 02, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240530.

Este trabalho analisa contextos e conceitos constituintes do movimento filosófico pós-estruturalista a fim de abordar suas condições de produção, bem como implicações para a educação contemporânea. Nos agenciamentos conceituais atrelados à filosofia, os pós-estruturalismos estão em campo de criação, no tempo, ressoando quebras para o campo educacional, o que reflete nos sujeitos, visto que estes passam a serem autores numa atualidade criadora. Neste contexto, destaca-se a noção de sujeito, uma vez que, neste viés filosófico, tal concepção confronta nuances educacionais formais cristalizadas, sinalizando desafios ao relacionar pós-estruturalismos e educação.

Keywords : Pós-estruturalismos; Educação; Condições de produção; Sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )