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Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SABINO, Geruza; CALBINO, Daniel  y  LIMA, Izabel. A trajetória dos movimentos negros pela educação: conquistas e desafios. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40739.  Epub 14-Feb-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240739.

Este artigo tem por objetivo resgatar a luta dos movimentos negros na busca pelo acesso à educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, sistematizada em uma revisão de literatura em autores críticos à historiografia “oficial” da educação, os resultados apontam que os movimentos negros brasileiros foram protagonistas na efetivação de ações e aprovação de políticas na educação, desde meados do século XIX. Apesar das vitórias parciais ao longo da história no combate ao racismo epistêmico, a atual guinada conservadora coloca ainda, para os movimentos negros, a luta pela manutenção das garantias adquiridas no campo das políticas públicas educacionais.

Palabras clave : Educação formal; Movimentos Negros; Políticas públicas.

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