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Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SZYMANSKI, Maria Lidia Sica  y  TEIXEIRA, Andrise. Quando a queixa é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40200.  Epub 23-Feb-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240200.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) emerge como justificativa para problemas na escolarização, sendo muitas vezes resultado de uma avaliação rápida e superficial. Diante disso, neste estudo, investigou-se a variação no número de laudos de TDAH, entre 2015 e 2020, em escolas públicas, constatando-se um aumento de 594%. Questiona-se a concepção biologizante do TDAH, cuja consequência é a medicalização. Propõe-se o desenvolvimento da atenção e do controle voluntário do comportamento no conjunto das funções psicológicas. Aponta-se a importância de um planejamento fundamentado na concepção histórico-cultural e a premência de investimento público na qualificação docente.

Palabras clave : Processos de ensino e de aprendizagem; Medicalização; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Educação Especial.

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