SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física culturalContribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MARCELINO, Karina; GONCALVES, Monica; HAMERSKI, Bruna  e  MORAES, Mário. Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41341.  Epub 23-Mar-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241341.

Este artigo objetiva investigar como as universidades estão inserindo a inclusão social em seus projetos de extensão, a partir de pesquisa exploratória dos projetos de extensão de três universidades federais do Sul do Brasil. Caracterizado como um estudo quali-quantitativo, documental e exploratório, este artigo apontou como resultados a baixa ou nenhuma representatividade de projetos de extensão destinados às pessoas indígenas, idosos, população LGBTQIA+ e população negra. Portanto, é mister a ampliação dos projetos de extensão nas universidades pesquisadas destinados para tais grupos sociais, para que de fato a universidade se estabeleça enquanto instituição democrática, plural e inclusiva.

Palavras-chave : Projetos de Extensão; Política Pública; Inclusão Social; Representatividade; Universidade Pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )