SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Visual research in Environmental Education: audiovisual production as an investigative procedureScientific literacy in the early years: urgency to invest in teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

TEODORO, Eliane; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa  and  MARINHO, Paulo. Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020). Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41638.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241638.

A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.

Keywords : Políticas da educação; Avaliação da aprendizagem; Estado da arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )