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Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
TEODORO, Eliane; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa y MARINHO, Paulo. Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020). Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41638. Epub 30-Mar-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202241638.
A avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.
Palabras clave : Políticas da educação; Avaliação da aprendizagem; Estado da arte.