SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Assessment of learning: an analysis of Brazilian academic production (2006-2020)Education and diversity: the anti-gender hunt and the case of the Eccoprime School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA, Cristina Aparecida de  and  SESSA, Patricia da Silva. Alfabetização científica nos anos iniciais: urgência em investir na formação de professores. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41065.  Epub Apr 06, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241065.

O foco deste artigo está na alfabetização científica (AC), formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas políticas curriculares. Adotamos a abordagem qualitativa. Entrevistamos seis professores através de aplicativo de mensagens e analisamos sequências didáticas de Ciências. Utilizamos a Análise de Conteúdo, tendo como base os eixos e indicadores de AC (Sasseron, 2008), competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997). Como resultados, evidenciamos a necessidade de investimento na formação docente para potencializar os processos de alfabetização científica.

Keywords : Infância; Alfabetização científica; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )