SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020)Educação e diversidade: a caçada antigênero e o caso da Escola Eccoprime índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA, Cristina Aparecida de  e  SESSA, Patricia da Silva. Alfabetização científica nos anos iniciais: urgência em investir na formação de professores. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41065.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241065.

O foco deste artigo está na alfabetização científica (AC), formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas políticas curriculares. Adotamos a abordagem qualitativa. Entrevistamos seis professores através de aplicativo de mensagens e analisamos sequências didáticas de Ciências. Utilizamos a Análise de Conteúdo, tendo como base os eixos e indicadores de AC (Sasseron, 2008), competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997). Como resultados, evidenciamos a necessidade de investimento na formação docente para potencializar os processos de alfabetização científica.

Palavras-chave : Infância; Alfabetização científica; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )