SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Education and diversity: the anti-gender hunt and the case of the Eccoprime SchoolThe supervised curricular internship at teacher education in the pandemic: perceptions of teacher educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

DE SOUZA, Beatriz Gomes  and  FRANCO, Neil. Dança e pessoas com deficiência em periódicos brasileiros da Educação Física (1979-2019). Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40833.  Epub Apr 11, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202240833.

Objetiva-se analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os significados adquiridos pela produção de conhecimento em Educação Física (EF) sobre dança e pessoas com deficiência entre 1979 e 2019. A pesquisa justifica-se por se tratar de um tema dissidente na EF, considerando que uma série de investimentos sociais e políticos no campo da inclusão tem ocorrido. Almeja-se saber quais aspectos, sobre dança e deficiência, têm gerado interesse investigativo na área da EF, com isso, 25 artigos integram a amostra descrita e analisada. Conclui-se que há baixa produção na área, em uma vertente não escolar, com maior evidência para dança e deficiência física.

Keywords : Dança; Deficiência; Pessoas com Deficiência; Educação; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )