SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Dance and people with disabilities in Brazilian journals of Physical Education (1979-2019)The World Bank's influence on the educational policy of the State of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; SANTANA, Ana Júlia Soares  and  MOTA, Maria Danielle Araújo. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42239.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202242239.

Este estudo exploratório investigou e analisou percepções de 16 formadores responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado em licenciaturas de diferentes Instituições públicas de Educação Superior, considerando os desafios e as possibilidades da sua realização no contexto da pandemia da covid-19. O questionário semiestruturado aplicado revelou que 5 professores não ofertaram o estágio nesse modelo por visualizarem mais prejuízos do que contribuições à formação dos licenciandos. Os dados apontam algumas perspectivas, mas também receios em relação à adoção do Ensino Remoto Emergencial no estágio pelo fato de que os estudantes não puderam vivenciar presencialmente a docência nas escolas.

Keywords : Estágio supervisionado; Pandemia; Formação docente; Professores Formadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )