SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Dança e pessoas com deficiência em periódicos brasileiros da Educação Física (1979-2019)A influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; SANTANA, Ana Júlia Soares  e  MOTA, Maria Danielle Araújo. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42239.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202242239.

Este estudo exploratório investigou e analisou percepções de 16 formadores responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado em licenciaturas de diferentes Instituições públicas de Educação Superior, considerando os desafios e as possibilidades da sua realização no contexto da pandemia da covid-19. O questionário semiestruturado aplicado revelou que 5 professores não ofertaram o estágio nesse modelo por visualizarem mais prejuízos do que contribuições à formação dos licenciandos. Os dados apontam algumas perspectivas, mas também receios em relação à adoção do Ensino Remoto Emergencial no estágio pelo fato de que os estudantes não puderam vivenciar presencialmente a docência nas escolas.

Palavras-chave : Estágio supervisionado; Pandemia; Formação docente; Professores Formadores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )