SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La influencia del Banco Mundial en la política educativa del Estado de ParanáEducación científica y medios: difusión del fenómeno del hermanamiento en Cândido Godói índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LIMA, Carla da Conceição de. Implementação do SIMADE: análise da atuação dos diretores escolares. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41860.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241860.

Este artigo analisa a implementação do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) a partir da discricionariedade dos burocratas de médio escalão: os diretores da rede estadual. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa em que se constata: um distanciamento entre a formulação e a implementação da política; a produção de novas regras no tocante ao acesso e uso do sistema; a implementação voltada para o uso administrativo ou pedagógico do SIMADE. Portanto, há um contínuo exercício de discricionariedade, por meio do qual os diretores escolares constroem políticas diversas no contexto da rede estadual de Minas Gerais.

Palabras clave : Implementação de Política Pública; SIMADE; Diretor Escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )