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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LIMA, Carla da Conceição de. Implementação do SIMADE: análise da atuação dos diretores escolares. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41860.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241860.

Este artigo analisa a implementação do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) a partir da discricionariedade dos burocratas de médio escalão: os diretores da rede estadual. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa em que se constata: um distanciamento entre a formulação e a implementação da política; a produção de novas regras no tocante ao acesso e uso do sistema; a implementação voltada para o uso administrativo ou pedagógico do SIMADE. Portanto, há um contínuo exercício de discricionariedade, por meio do qual os diretores escolares constroem políticas diversas no contexto da rede estadual de Minas Gerais.

Palavras-chave : Implementação de Política Pública; SIMADE; Diretor Escolar.

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