SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Implementation of SIMADE: analysis of the performance of school principalsDrug education in Brazil in light of the new legal order author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BOEING, Flávia Tocci; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens  and  KLAUTAU-GUIMARAES, Maria de Nazaré. Educação científica e mídia: difusão do fenômeno da gemelaridade em Cândido Godói. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41527.  Epub June 01, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241527.

O objetivo deste estudo foi investigar um mecanismo de interpretação de significados para textos midiáticos sobre temas de ciência e tecnologia. Para isto, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais em articulação com a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma maior representatividade da modalidade comunicativa do tipo difusão. Emergiram cinco categorias explicativas para o fenômeno dos gêmeos, hipóteses a saber: da água da fertilidade; nazista; dos genes; da divindade; e ambiental. A hipótese do gene foi definida como themata e suas subcategorizações, mutação ligada à P53, efeito fundador, relações consanguíneas, definidas como elementos de ancoragem.

Keywords : Educação científica; Gêmeos de Cândido Godói; Representações Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )