SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Implementación del SIMADE: análisis del desempeño de los directores escolaresLa educación sobre las drogas en Brasil frente al nuevo orden jurídico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BOEING, Flávia Tocci; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens  y  KLAUTAU-GUIMARAES, Maria de Nazaré. Educação científica e mídia: difusão do fenômeno da gemelaridade em Cândido Godói. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41527.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241527.

O objetivo deste estudo foi investigar um mecanismo de interpretação de significados para textos midiáticos sobre temas de ciência e tecnologia. Para isto, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais em articulação com a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma maior representatividade da modalidade comunicativa do tipo difusão. Emergiram cinco categorias explicativas para o fenômeno dos gêmeos, hipóteses a saber: da água da fertilidade; nazista; dos genes; da divindade; e ambiental. A hipótese do gene foi definida como themata e suas subcategorizações, mutação ligada à P53, efeito fundador, relações consanguíneas, definidas como elementos de ancoragem.

Palabras clave : Educação científica; Gêmeos de Cândido Godói; Representações Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )