SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Implementação do SIMADE: análise da atuação dos diretores escolaresA educação sobre drogas no Brasil diante do novo ordenamento legal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BOEING, Flávia Tocci; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens  e  KLAUTAU-GUIMARAES, Maria de Nazaré. Educação científica e mídia: difusão do fenômeno da gemelaridade em Cândido Godói. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41527.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202241527.

O objetivo deste estudo foi investigar um mecanismo de interpretação de significados para textos midiáticos sobre temas de ciência e tecnologia. Para isto, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais em articulação com a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para uma maior representatividade da modalidade comunicativa do tipo difusão. Emergiram cinco categorias explicativas para o fenômeno dos gêmeos, hipóteses a saber: da água da fertilidade; nazista; dos genes; da divindade; e ambiental. A hipótese do gene foi definida como themata e suas subcategorizações, mutação ligada à P53, efeito fundador, relações consanguíneas, definidas como elementos de ancoragem.

Palavras-chave : Educação científica; Gêmeos de Cândido Godói; Representações Sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )