SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The concept of cultural capital from the perspective of epistemological vigilanceAre there Portuguese blacks? Dispute for meanings to history and culture in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CARVALHO, Renata Cristina de Souza  and  FRANCO, Marco Antonio Melo. Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43047.  Epub June 21, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243047.

Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.

Keywords : Práticas educativas; Revisão sistemática; Formação inicial docente; Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )