SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28El concepto de capital cultural desde la perspectiva de la vigilancia epistemológica¿Hay negros portugueses? Disputa por sentidos a la historia y la cultura en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CARVALHO, Renata Cristina de Souza  y  FRANCO, Marco Antonio Melo. Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43047.  Epub 21-Jun-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243047.

Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.

Palabras clave : Práticas educativas; Revisão sistemática; Formação inicial docente; Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )