SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O conceito de capital cultural sob a ótica da vigilância epistemológicaHá negros portugueses? Disputa por sentidos à história e cultura em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CARVALHO, Renata Cristina de Souza  e  FRANCO, Marco Antonio Melo. Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43047.  Epub 21-Jun-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243047.

Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.

Palavras-chave : Práticas educativas; Revisão sistemática; Formação inicial docente; Ciências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )