SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Há negros portugueses? Disputa por sentidos à história e cultura em PortugalAntigas demandas, novos tempos: análise da Educação Especial em Goiás e Tocantins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BATISTA, Douglas Emiliano. Escola centrada n’A criança: ainda é possível aos alunos identificar-se com professores?. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42949.  Epub 20-Jul-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202242949.

O artigo problematiza a emancipação política das crianças. Tendo esta sido concebida sob a inspiração essencialista da psicologia, ela centrou a escola em A criança. O artigo se inscreve no campo Psicanálise e Educação e tem, como conceitos centrais, sujeito do inconsciente; transferência; (des)identificação; e trabalho via di porre. Sustenta-se que a emancipação dos alunos não ocorre sem que, transferencialmente, eles se identifiquem aos professores, posicionando-os no lugar de Ideal-do-eu. Conclui-se que, graças à identificação, os alunos adquirem traços simbólicos que enriquecem seu Ideal-do-eu, assim como, graças à desidentificação ao mestre, os alunos subjetivam os conhecimentos escolares.

Palavras-chave : Psicanálise e Educação; Sujeito do inconsciente; Transferência; Transmissão simbólica; Identificação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )