SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Escola centrada n’A criança: ainda é possível aos alunos identificar-se com professores?A visão de licenciados em química sobre a Prática como Componente Curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MIRANDA, Luana Rosa; FARIA, Simone de  e  PEREIRA, Cláudio Alves. Antigas demandas, novos tempos: análise da Educação Especial em Goiás e Tocantins. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42666.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202242666.

Após décadas de discussões e legislações a respeito da Educação Especial no país, as demandas continuam urgentes e diárias. Este estudo – qualitativo e de análise documental – interpreta como a Educação Especial tem sido entendida nas legislações federal e estadual, de Goiás e Tocantins, tensionando os desafios trazidos pela pandemia. Após análise indutiva dos dados, nota-se que a Base Nacional Comum Curricular aborda a temática da inclusão de forma fragilizada e, nos documentos estaduais, nota-se um alinhamento das suas metas ao Plano Nacional de Educação, embora as suas estratégias ainda precisem ser adequadas às demandas sociais existentes, anteriores ou que emergiram durante a pandemia.

Palavras-chave : Educação Especial; Política Educacional; Covid-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )