SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28View of graduates in chemistry of the Practice as a Curricular ComponentTensions and resistences: essay on religious representations and intolerence on the web author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia  and  GABRIEL, Ana Cássia. Redução da carga horária de Artes, Filosofia e Sociologia: Paraná, 2021. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43033.  Epub Aug 08, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243033.

Este artigo resulta de pesquisa empírica com 31 professores de Artes, Filosofia e Sociologia do Estado do Paraná. Objetivou-se analisar os impactos da redução da carga horária dessas disciplinas, sobre a aprendizagem dos alunos, a apenas uma aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Evidenciou-se um possível aumento de diferenças no processo educacional em relação às classes sociais menos favorecidas; além disso, há grande defasagem na aprendizagem dos alunos diante da situação da redução da carga horária dessas disciplinas, as quais contribuem para a formação intelectual e cidadã das futuras gerações.

Keywords : Novo Ensino Médio; Artes, Filosofia e Sociologia; Redução de carga horária.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )