SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reduction of the workload of Arts, Philosophy and Sociology: Paraná, 2021Knowledge mobilized by early childhood education managers in the city of Jaguarão, RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ALVES, Matheus Henrique  and  ORLANDO, Evelyn de Almeida. Tensões e resistências: estudo sobre representações religiosas e intolerância na web. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43418.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243418.

Neste trabalho se apresenta um exemplo de como a recepção da diversidade religiosa no contexto da educação confessional católica se manifesta nas redes sociais, utilizando como fonte os comentários na página Pais Maristas em Defesa do Ensino Religioso, do Facebook. A análise se assenta no reconhecimento da cultura escrita no contexto da web e, ancorando-se nas teorias de Pierre Bourdieu como principal base epistemológica, apresenta os posts e comentários da referida página enquanto práticas sociais que afetam o campo da educação e o campo religioso, produzindo violências simbólicas e tensionando disputas por posições e estratégias de dominação cultural.

Keywords : Cultura escrita; Educação católica; Redes sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )