SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reducción de la carga horaria de Artes, Filosofía y Sociología: Paraná, 2021Conocimiento movilizado por gestores de educación infantil en el municipio de Jaguarão-RS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALVES, Matheus Henrique  y  ORLANDO, Evelyn de Almeida. Tensões e resistências: estudo sobre representações religiosas e intolerância na web. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43418.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243418.

Neste trabalho se apresenta um exemplo de como a recepção da diversidade religiosa no contexto da educação confessional católica se manifesta nas redes sociais, utilizando como fonte os comentários na página Pais Maristas em Defesa do Ensino Religioso, do Facebook. A análise se assenta no reconhecimento da cultura escrita no contexto da web e, ancorando-se nas teorias de Pierre Bourdieu como principal base epistemológica, apresenta os posts e comentários da referida página enquanto práticas sociais que afetam o campo da educação e o campo religioso, produzindo violências simbólicas e tensionando disputas por posições e estratégias de dominação cultural.

Palabras clave : Cultura escrita; Educação católica; Redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )