SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Tensions and resistences: essay on religious representations and intolerence on the webRetrieval practice at school: a narrative review of test formats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RIBEIRO, Janaina Sosa  and  MACHADO, Juliana Brandão. Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42031.  Epub Aug 15, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202242031.

A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes que as gestoras mobilizam para desenvolver suas ações na gestão da Educação Infantil no município de Jaguarão-RS. Discute a Educação Infantil, a gestão escolar e os saberes da gestão escolar. Como instrumento metodológico, foram utilizados o grupo focal e a entrevista semiestruturada com as gestoras. Na análise, destacam-se a ausência dos espaços de diálogos e a necessidade destes na realização do trabalho de gestão. Nas considerações finais, aponta-se que em todos os momentos as gestoras descrevem nas suas ações os saberes do conhecimento, os saberes experienciais e os saberes que são produzidos na prática e na reflexão sobre ela.

Keywords : Educação infantil; Gestão escolar; Saberes da gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )