SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Tensões e resistências: estudo sobre representações religiosas e intolerância na webPrática de lembrar em ambiente escolar: revisão narrativa sobre formatos de testes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RIBEIRO, Janaina Sosa  e  MACHADO, Juliana Brandão. Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42031.  Epub 15-Ago-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202242031.

A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes que as gestoras mobilizam para desenvolver suas ações na gestão da Educação Infantil no município de Jaguarão-RS. Discute a Educação Infantil, a gestão escolar e os saberes da gestão escolar. Como instrumento metodológico, foram utilizados o grupo focal e a entrevista semiestruturada com as gestoras. Na análise, destacam-se a ausência dos espaços de diálogos e a necessidade destes na realização do trabalho de gestão. Nas considerações finais, aponta-se que em todos os momentos as gestoras descrevem nas suas ações os saberes do conhecimento, os saberes experienciais e os saberes que são produzidos na prática e na reflexão sobre ela.

Palavras-chave : Educação infantil; Gestão escolar; Saberes da gestão escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )