SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Knowledge mobilized by early childhood education managers in the city of Jaguarão, RSThe curriculum-imagem of the music video: educating eyes on gender and sexuality differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Anne Caroline Borba da; MENDONCA, Lisandra Tamires; MIGUEL, José Cláudio de Sene  and  EKUNI, Roberta. Prática de lembrar em ambiente escolar: revisão narrativa sobre formatos de testes. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43014.  Epub Aug 16, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243014.

A prática de lembrar, que consiste em tentar recordar conteúdo já visto, é tida como uma das estratégias mais eficazes para gerar aprendizado de longa duração. A fim de promover seu uso eficaz, a presente revisão narrativa tem por foco sugerir diretrizes a respeito da aplicação de diferentes formatos de testes, com frequência empregados para praticar lembrar, e apontar vantagens e desvantagens de cada um. Como resultado, os estudos revisados envolveram alunos desde a educação infantil até a graduação. No geral, a prática de lembrar pode beneficiar a aprendizagem de diferentes conteúdos contanto que os formatos de teste se adaptem à idade do aprendiz, independentemente dos materiais usados.

Keywords : Educação; Formato de teste; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )