SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RSO currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Anne Caroline Borba da; MENDONCA, Lisandra Tamires; MIGUEL, José Cláudio de Sene  e  EKUNI, Roberta. Prática de lembrar em ambiente escolar: revisão narrativa sobre formatos de testes. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43014.  Epub 16-Ago-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243014.

A prática de lembrar, que consiste em tentar recordar conteúdo já visto, é tida como uma das estratégias mais eficazes para gerar aprendizado de longa duração. A fim de promover seu uso eficaz, a presente revisão narrativa tem por foco sugerir diretrizes a respeito da aplicação de diferentes formatos de testes, com frequência empregados para praticar lembrar, e apontar vantagens e desvantagens de cada um. Como resultado, os estudos revisados envolveram alunos desde a educação infantil até a graduação. No geral, a prática de lembrar pode beneficiar a aprendizagem de diferentes conteúdos contanto que os formatos de teste se adaptem à idade do aprendiz, independentemente dos materiais usados.

Palavras-chave : Educação; Formato de teste; Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )