SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Retrieval practice at school: a narrative review of test formatsSelection of school principals at a Ciep: reflections on high-level bureaucracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da. O currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44188.  Epub Aug 24, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244188.

O que pode uma imagem? Inspirado em Deleuze e Guattari e nas teorias pós-críticas de currículo, objetivo, por meio de uma cartografia, compreender como o videoclipe Viðrarvel til loftárása, da banda Sigur Rós, proporciona uma experiência estética na educação do olhar para as diferenças de gênero e de sexualidade. Concluo argumentando que o currículo-imagem não apenas reconhece nossa capacidade de compreender cognitivamente o mundo ao nosso redor, com suas lógicas e medidas, mas também entende que os afetos são fundamentais para que possamos adentrar na superfície da alteridade, reconhecendo as diferenças, nutrindo-nos de uma participação mais criativa nas relações com o outro.

Keywords : Currículo; Educação Estética; Videoclipe; Filosofia da Diferença; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )