SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Práctica de recuperación en escuelas: revisión narrativa sobre formatos de las pruebasSelección de administradores de un Ciep: reflexiones sobre burocracia de alto nivel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da. O currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44188.  Epub 24-Ago-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244188.

O que pode uma imagem? Inspirado em Deleuze e Guattari e nas teorias pós-críticas de currículo, objetivo, por meio de uma cartografia, compreender como o videoclipe Viðrarvel til loftárása, da banda Sigur Rós, proporciona uma experiência estética na educação do olhar para as diferenças de gênero e de sexualidade. Concluo argumentando que o currículo-imagem não apenas reconhece nossa capacidade de compreender cognitivamente o mundo ao nosso redor, com suas lógicas e medidas, mas também entende que os afetos são fundamentais para que possamos adentrar na superfície da alteridade, reconhecendo as diferenças, nutrindo-nos de uma participação mais criativa nas relações com o outro.

Palabras clave : Currículo; Educação Estética; Videoclipe; Filosofia da Diferença; Gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )