SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The curriculum-imagem of the music video: educating eyes on gender and sexuality differencesRetention in higher education: theoretical and practical contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MOTA, Pamela et al. Seleção de diretores em um Ciep: reflexões sobre burocracia de alto escalão. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43712.  Epub Sep 02, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243712.

O estudo analisou os mecanismos de seleção de diretores em uma cidade da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro por meio das demandas que ancoraram a escolha dos gestores em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no período de 2013 a 2018. De cunho qualitativo, a investigação utilizou legislações para a coleta de dados e os resultados mostraram que, embora os instrumentos normativos apontem a escolha do gestor por consulta pública pela comunidade escolar, prevalece a indicação político-partidária como principal ferramenta para elencar diretores escolares, legitimada por ato discricionário do burocrata do alto escalão.

Keywords : Seleção de diretores escolares; Educação em tempo integral; Burocracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )