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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MOTA, Pamela et al. Seleção de diretores em um Ciep: reflexões sobre burocracia de alto escalão. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43712.  Epub 02-Set-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243712.

O estudo analisou os mecanismos de seleção de diretores em uma cidade da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro por meio das demandas que ancoraram a escolha dos gestores em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no período de 2013 a 2018. De cunho qualitativo, a investigação utilizou legislações para a coleta de dados e os resultados mostraram que, embora os instrumentos normativos apontem a escolha do gestor por consulta pública pela comunidade escolar, prevalece a indicação político-partidária como principal ferramenta para elencar diretores escolares, legitimada por ato discricionário do burocrata do alto escalão.

Palavras-chave : Seleção de diretores escolares; Educação em tempo integral; Burocracia.

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