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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PRADO, Ruth. Permanência na educação superior: contribuições teóricas e práticas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e43674.  Epub 05-Set-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202243674.

O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate sobre permanência na educação superior a partir de uma discussão conceitual que privilegia os dois principais modelos teóricos que tratam do tema. Os modelos de Vincent Tinto e Alain Coulon tratam dos processos de estranhamento do espaço acadêmico, de familiarização e posterior envolvimento ou integração, os quais são analisados sob perspectivas diferentes na tentativa de explicar, sociologicamente, como acontece esse processo. Discutimos sobre as limitações e potencialidades dos modelos citados de modo a subsidiar reflexões e ações que levem em consideração o papel dos envolvidos no processo de permanência na educação superior.

Palavras-chave : Permanência; Educação superior; Modelos teóricos; Sociologia da educação.

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