SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Bibliometric study on the work of nursing in the context of ergologyMapping of risk factors and psychosocial protection in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

VETTER, Lívia Perenha  and  NEITZEL, Adair de Aguiar. Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44012.  Epub Oct 13, 2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244012.

Neste artigo, discute-se como estudantes se relacionam com obras literárias quando sua mediação prioriza a experiência estética e artística. Foi uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram narrativas escritas pelos estudantes, produzidas durante um grupo focal, analisadas segundo a abordagem da reversibilidade de Barthes (1997). Como resultados, sinaliza-se que as narrativas dos alunos evidenciaram que a leitura do literário se deu como experiência estética e que o ensino da literatura no Ensino Médio, ao fazer uso das listas de livros a serem lidos no exame do Vestibular, pode dar-se pela fruição.

Keywords : Ensino Médio; Mediação de leitura; Vestibular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )