SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Estudio bibliométrico sobre el trabajo de enfermería en el campo de la ergologíaMapeo de factores de riesgo y protección psicosocial en educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VETTER, Lívia Perenha  y  NEITZEL, Adair de Aguiar. Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44012.  Epub 13-Oct-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244012.

Neste artigo, discute-se como estudantes se relacionam com obras literárias quando sua mediação prioriza a experiência estética e artística. Foi uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram narrativas escritas pelos estudantes, produzidas durante um grupo focal, analisadas segundo a abordagem da reversibilidade de Barthes (1997). Como resultados, sinaliza-se que as narrativas dos alunos evidenciaram que a leitura do literário se deu como experiência estética e que o ensino da literatura no Ensino Médio, ao fazer uso das listas de livros a serem lidos no exame do Vestibular, pode dar-se pela fruição.

Palabras clave : Ensino Médio; Mediação de leitura; Vestibular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )