SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Estudo bibliométrico sobre o trabalho da enfermagem no âmbito da ergologiaMapeamento de fatores de risco e de proteção psicossocial no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VETTER, Lívia Perenha  e  NEITZEL, Adair de Aguiar. Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e44012.  Epub 13-Out-2022. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc28202244012.

Neste artigo, discute-se como estudantes se relacionam com obras literárias quando sua mediação prioriza a experiência estética e artística. Foi uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram narrativas escritas pelos estudantes, produzidas durante um grupo focal, analisadas segundo a abordagem da reversibilidade de Barthes (1997). Como resultados, sinaliza-se que as narrativas dos alunos evidenciaram que a leitura do literário se deu como experiência estética e que o ensino da literatura no Ensino Médio, ao fazer uso das listas de livros a serem lidos no exame do Vestibular, pode dar-se pela fruição.

Palavras-chave : Ensino Médio; Mediação de leitura; Vestibular.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )